A Praça Falou Mais Alto – Doc – 19min
O documentário “A Praça Falou Mais Alto”, de 20 minutos, reconstitui a história do grande comício das Diretas Já realizado em Goiânia em abril de 1984, com a presença de 300 mil pessoas. Com direção e roteiro de Ranulfo Borges, o filme foi realizado pela Goyaz Filmes e teve apoio da Lei Goyazes.
Iris Rezende Machado, que era governador na época e liderou a organização do comício na capital goiana, é o responsável pela narração dos fatos, resgatados por meio de materiais de arquivo do Museu da Imagem e do Som de Goiânia, jornal O Popular, fotógrafo Helio Nunes e outras fontes. O filme mostra a participação no comício de políticos e personalidades como Ulisses Guirmarães, Fernando Henrique Cardoso, Lula, Henfil, Ziraldo além de outros políticos, artistas, profissionais da imprensa, estudantes, trabalhadores e os mais variados segmentos da população.
Henrique Santillo, Aldo Arantes, Nion Albernaz e Mauro Borges são alguns dos politicos goianos que se engajaram no movimento. Entre os artistas, participaram nomes como Fafá de Belém, Belchior, Chico Buarque, Márigo Lago e Jair Rodrigues.
De acordo com Iris Rezende, o comício de Goiânia encorajou os outros Estados a perder o medo e promover manifestações semelhantes, se tornando, em pouco tempo a primeira grande mobilização do País em prol da democracia depois de 20 anos de ditadura militar.
Considerada a maior mobilização civil já ocorrida no País, a campanha das Diretas ocorreu entre 1983 e 1984 depois da apresentação, no Congresso, pelo deputado Dante de Oliveira de proposta de Emenda Constitucional que restabelecia as eleições diretas para presidente no País. A PEC foi rejeitada, mas, mesmo assim, o movimento foi um marco no restabelecimento da democracia no País e, contribuiu para que, no ano seguinte, Tancredo Neves fosse eleito presidente pelo Colégio Eleitoral.

Ficha técnica
Direção e roteiro: Ranulfo Borges
Produção: Adriana do Valle
Edição: Juliana Corso
Fotografia: Jonas Guedes e Levy Alvarez
Projeto gráfico: Maurício Mota
Consultoria: Enzo de Lizita
Entrevistado: Iris Rezende Machado
Entrevistas de arquivo: Chico Buarque de Holanda, Henfil e outros
Narração: Iris Rezende Machado