Além da exibição de filmes, cineasta também lança livro no Goiânia Ouro

A noite desta sexta-feira, 15, do FestCine Goiânia, festival de cinema organizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult Goiânia) será dedicada ao cineasta, produtor, filósofo e escritor, João Novaes.

João Novaes, aproveita o momento de reunião para lançar seu livro “Sublimações – A imortal tragédia do amor mortal”, que é uma compilação de sua criação poética ao longo de mais de 20 anos, já que ele escreve desde os 14. Cantos de Glastonbury, Paris, Amsterdam, Lisboa, Sintra, Londres, Assis e muitos outros lugares iluminam este livro com suas cores, formas e peculiaridades retratadas. A influência do cinema é visível em muitos versos. “Escrever sonetos sempre foi um gesto libertador, desde quando me apaixonei por sua métrica e forma, lendo gigantes como Álvares de Azevedo e Cruz e Sousa. Depois Rimbaud, Baudelaire, Lord Byron e tantos outros. Mas muito mais do que a métrica, a forma do soneto sempre foi apaixonante, sua musicalidade. Essa síntese tão poderosa que faz jorrar em dois simples quartetos e outros dois simples tercetos, tudo aquilo que se sente no momento”, descreve.

Às 20 horas, o público poderá conferir três filmes do diretor, “Verdade Marcada pra Viver”; “Graffiti em ruínas e outros muros” e “Uma visita”.

Fichas técnicas:

Verdade marcada pra viver – Doc. – 29 min – 2004;
Sinopse
Verdade marcada para viver é um documentário feito nos moldes do cinema verdade que celebra os 40 anos das primeiras filmagens de Cabra marcado para morrer, obra maior de Eduardo Coutinho. O vídeo discute as diferenças entre cinema direto e cinema verdade e desvela um dos maiores documentaristas do país.

Ficha Técnica:
Direção e roteiro: João Novaes
Fotografia: João Novaes e Márcio Venício
Trilha Sonora: Hendrik Huthoff
Montagem: Carlos Cipriano


Graffiti em ruínas e outros muros – Doc. 35 min – 2009
Sinopse
Grafitti Ruínas e Outros Muros é um documentário que retrata processos de intervenção urbana que utilizaram o grafitti como forma de transformação lúdica do meio ambiente caótico da cidade.O vídeo apresenta alguns destes vândalos e sua arte publica, ao mesmo tempo evanescente e perene,quotidiniamente destruída pela propaganda desenfreada nas ruas e muros de Goiânia

Ficha Técnica:
Direção : João Novaes
Assistente de direção Coelho Nunes
Produção executiva : Pedro Novaes e Paulo Paiva
Produção : Pedro Guimarães
Diretor de fotografia : Eduardo castro
Câmeras: Michel Duarte , Eduardo castro, coelho Nunes, João Novaes, Denir calassara
Assistente de câmera : Denir calasssara
Luz : Rooswelt
Som : Vítor pimenta
Editor: Sérgio Valério

Uma visita – Doc.11 min – 2016
Sinopse
Uma visita é um documentário poético dirigido por João Novaes que leva o espectador a uma jornada pelo atelier de Siron Franco. É uma imersão em seu universo imagético e em seu processo criativo. O curta é fruto do CRASF – Centro de Referência das Artes Siron Franco que está fazendo a catalogação digital de toda a obra do artista.
Ficha Técnica
Direção e roteiro: João Novaes
Fotografia: João Novaes
Montagem: Sergio Valério e Coelho Nunes
Direção de arte: Siron Franco

Serviço:
VIII FestCine Goiânia - Noite de Cinema João Novaes
Dia 15 de setembro de 2017.
Horário: 19h – Lançamento do Livro “Sublimações – A imortal tragédia do amor mortal
20h – Exibição dos filmes
Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (Galeria Ouro, Rua 3, esquina com Rua 9, Centroada Franca.
Categorias: cineastaslivros

Posts relacionados

cineastas

FestCine realiza masterclass com Bruno Torres

Oficina voltada para atores e outros profissionais da área aborda a linguagem cinematográfica O ator, roteirista, diretor e produtor de cinema, Bruno Torres, ministra em Goiânia, nos dias 18 e 19 de outubro, duas master Leia mais…

cineastas

FestCine tem noite de cinema com Alberto Araújo

Dia 18 tem exibição de longa metragem Vazio Coração A noite da próxima segunda-feira, 18, no FestCine Goiânia, será em homenagem ao cineasta goiano Alberto Araújo, com exibição do longa metragem Vazio Coração, que teve Leia mais…

cineastas

FestCine tem noite dedicada ao cineasta Fábio Meira

A programação da próxima segunda-feira (7) do FestCine, festival de cinema realizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), será dedicada às obras do cineasta goiano Fábio Meira, que estará Leia mais…