Oficina voltada para atores e outros profissionais da área aborda a linguagem cinematográfica

O ator, roteirista, diretor e produtor de cinema, Bruno Torres, ministra em Goiânia, nos dias 18 e 19 de outubro, duas master class de linguagem cinematográfica. A oficina faz parte da programação da 8ª edição do FestCine Goiânia, festival de cinema realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

As oficinas terão duração de seis horas, sendo três no período da manhã e três no período da tarde. As inscrições podem ser feitas através do site do festival. No primeiro dia, a oficina é voltada para jovens atores, de 12 a 17 anos, que já tenham participado de alguma produção. Já no dia 19, a master class será restrita a adultos, atores ou técnicos, mas que também tenham experiência na área.

Sobre o ministrante:

Bruno Torres conquistou mais de 30 prêmios individuais em sua carreira e trabalho em mais de 40 filmes em funções distintas. Seus curtas metragens como diretor e produtor O ÚLTIMO RAIO DE SOL, ENCONTRO DAS ÁGUAS, O TEMPO DO PLANO e A NOITE POR TESTEMUNHA, conquistaram juntos mais de 100 prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais, tendo também concorrido em notórios festivais no exterior, como por exemplo HuescaInternationalFilmFest, Festival delNuevo Cine Americano de Havana, InternationalFilm Festival of Valencia Cinema Jove, Festival internacional de curtas metragens de São Paulo, entre outros.

Produziu o curta metragem MEU AMIGO NIETZSCHE, que além de ter faturado aproximadamente 50 prêmios no Brasil e no exterior, conquistou o prêmio de melhor curta metragem pelo júri popular, e o prêmio especial de melhor comédia “Fernand Raynaud”, no Festival International Du CourtMétrage à ClermontFerrand (o festival de curtas metragens mais conceituado do mundo).

Sócio da Academia Brasileira de Cinema há cinco anos, Bruno Torres em 2016 foi selecionado por esta entidade para representá-la na comissão de seleção do filme representante brasileiro ao Prêmio Goya. Bruno Torres possui registro na ANCINE como produtor audiovisual (Número: 17035 – 18/05/2010).

Possui reconhecida carreira como ator. Pelo sucesso de bilheteria SOMOS TÃO JOVENS, de Antônio Carlos da Fontoura, Bruno Torres foi finalista na categoria de melhor ator coadjuvante ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, o mais importante prêmio do segmento no país.
Foi finalista também ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelo curta O ÚLTIMO RAIO DE SOL, na categoria de melhor curta metragem brasileiro do ano.

Pelo longa metragem O HOMEM MAU DORME BEM, conquistou os prêmios de melhor ator coadjuvante no 42o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e no XIV CINE-PE, dois festivais nacionais de grande prestígio.
Além dos já citados, foi ator em mais de 25 filmes entre curtas e longas metragens. Entre os principais destaques estãoENTRANDO NUMA ROUBADA, de André Moraes, ENTRE IDAS E VINDAS, de José Eduardo Belmonte, SAL DE PRATA, de Carlos Gerbase, NO CORAÇÃO DOS DEUSES, de Geraldo Moraes, SAGRADO CORAÇÃO(prêmio de melhor ator no 45o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro), de Cauê Brandão, HEREDITÁRIO(prêmio de melhor ator no IV Curta Canoa), de Johil Carvalho e Sérgio Lacerda, e OXIGÊNIO, de Pedro Zimmerman.
Na televisão, interpretou o personagem Valdir na novela INSENSATO CORAÇÃO, de Gilberto Braga, e o personagem Caco, na série DUPLA IDENTIDADE, de Glória Perez, ambas produzidas pela Rede Globo.

Em 2015, Bruno Torres foi homenageado com a Medalha Renato Russo – Referência Nacional, pela ANCEC (Agência Nacional de Cultura e Empreendedorismo), por sua contribuição artística através da composição e interpretação do personagem Fê Lemos, no longa metragem SOMO TÃO JOVENS.

Em dezembro de 2016, participou do PLOT SCRIP LAB (Portugal), após uma rigorosa seleção, com dois projetos de longa metragem que, pelos quais, é produtor: A MESA, de Marcio Salem, e SOBRE O ÓCIO, de Roberto Burd. Em 2017 participou do 4o ICUMAN LAB como produtor do projeto de série de televisão CONFISSÕES, de Johil Carvalho e Rodrigo Borges.
Desde 2008, Bruno Torres tem atuado como ambientalista, realizando trabalhos de fotografia em projetos sociais e ambientais voluntários em diversos países do mundo, além de ter recebido importantes prêmios de fotografia de natureza, como por exemplo a menção honrosa no Concurso Itaú BBA – Árvore Florida, recebendo a honraria das mãos de ninguém menos que o fotógrafo Araquém Alcântara.

Em 2018, lançará no circuito comercial seu primeiro longa metragem como diretor e produtor A ESPERA DE LIZ, uma coprodução do Brasil com a Venezuela, e que pelo qual também é ator principal e assina o roteiro. Será também Show Runnerda série documental A SUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER, para o Canal Futura, e do longa metragem PERDIDO NO SUPERMERCADO, de Esmir Filho.

Também em 2018, atuará nos longas metragens SOBRE O ÓCIO, de Roberto Burd, O HOMEM CORDIAL, de Iberê Carvalho, INFINITAS TERRAS, de Cauê Brandão, OESPAÇO INFINITO, de Leo Bello e A MESA, de Marcio Salem.

Serviço:
Master Class de Linguagem Cinematográfica com Bruno Torres – VIII FestCine Goiânia
Dias 18 e 19 de outubro de 2017.
Horário: 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (Rua 3, esquina com Rua 9, Galeria Ouro – Centro).
Inscrições: www.festcinegoiania.com
Gratuito
Categorias: cineastasmostras

Posts relacionados

cineastas

FestCine tem noite de cinema com Alberto Araújo

Dia 18 tem exibição de longa metragem Vazio Coração A noite da próxima segunda-feira, 18, no FestCine Goiânia, será em homenagem ao cineasta goiano Alberto Araújo, com exibição do longa metragem Vazio Coração, que teve Leia mais…

cineastas

FestCine Goiânia tem noite dedicada à João Novaes

Além da exibição de filmes, cineasta também lança livro no Goiânia Ouro A noite desta sexta-feira, 15, do FestCine Goiânia, festival de cinema organizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura Leia mais…

mostras

FestCine Goiânia recebe sessões gratuitas de cinema itinerante

Carreta do projeto Cinema Ticket Cultura participará de ações do Mutirão da Prefeitura O FestCine Goiânia, festival de Cinema realizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, recebe de 21 a Leia mais…