A programação da próxima segunda-feira (7) do FestCine, festival de cinema realizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), será dedicada às obras do cineasta goiano Fábio Meira, que estará presente na mostra e baterá um papo com o crítico Rubens Ewald Filho, sobre seu longa-metragem Duas Irenes, que foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de Gramado 2017, exibido no Festival de Berlim, e premiado como “Melhor Primeiro Filme” e “Melhor Fotografia” no Festival de Guadalajara, no México.

Além do trailer oficial de Duas Irenes, serão exibidos quatro curtas do diretor, Dolores (ficção, drama); Aramis (drama); Pátria (documentário) e Atlântico (drama, ficção).

Sobre Fábio Meira:

Roteirista e diretor, Fabio Meira começou no cinema como assistente de Ruy Guerra, em “Veneno da Madrugada” em 2004. Desde então realizou 10 filmes entre curtas e médias metragens, séries de TV. Em fevereiro de 2017 estreou seu primeiro longa como diretor, “As duas Irenes” no Festival de Berlim, o filme seguiu ao Festival de Guadalajara onde ganhou os prêmios de “Melhor Primeiro Filme” e “Melhor Fotografia”. O filme é distribuído internacionalmente pela TrueColours, com sede em Roma, e terá lançamento comercial pela Vitrine Filmes.

Fábio é formado pelo curso regular da Escola de Cinema de San Antonio de Los Baños. Em 2008 foi convidado para participar da oficina “Como contar uncuento” com o escritor Gabriel García Márquez, logo após recebeu uma bolsa para especializar-se em roteiro na ESCAC, em Barcelona. Fabio foi também assistente do diretor espanhol Fernando Trueba. Em 2015 voltou a colaborar com Ruy Guerra, sendo o responsável pelo elenco do filme “Quase Memória”.

Seus filmes de curta ou média-metragem participaram em dezenas de festivais em diversos países, além de terem sido exibidos na televisão aberta e fechada. Entre os prêmios, o de melhor documentário de 2007 para “Adiosa Cuba”, pela Associação de Artistas e Escritores Cubanos, melhor curta no Festival de Toulouse para “Atlântico” (2009), e melhor curta documentário pela ABD-SP no É tudo verdade para “Hoje tem alegria” (2011). Seu documentário “Pátria” (2012) teve grande repercussão na programação da ESPN Brasil. Em 2013 dirigiu o curta “Novembro”, durante um curso na Espanha ministrado pelo diretor iraniano AbbasKiarostami. Foi também roteirista do documentário “The Illusion” (2008) da diretora cubana Susana Barriga, premiado nos Festivais de Berlim, de Chicago e de Havana.

Como roteirista, Fabio escreveu oito roteiros de longas metragens, além de outros doze roteiros em formatos de curta ou média metragem. Destaca-se o roteiro de “De menor”, dirigido por Caru Alves de Souza e produzido por Tata Amaral, exibido em San Sebastian e premiado como Melhor Filme no Festival do Rio 2013. Trabalhou ao lado de Luiz Bolognesi em “Bingo, O Rei das Manhãs”, dirigido por Daniel Rezende, que estreia em agosto de 2017. Atualmente escreve o roteiro a ser dirigido pela dupla Karïm Ainuoz e Marcelo Gomes.

Serviço:

VIII FestCine Goiânia – Edição Especial 2017
 Noite de Cinema Fábio Meira
 Dia 7 de agosto de 2017.
 Horário: 19h30
 Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (Rua 3, esquina com Rua 9, Centro)

Programação da Semana:

7/08
– Noite de Cinema Fábio Meira, às 19h30

8/08
– Palestra do crítica de cinema Rubens Ewald Filho “O Cinema Presente e seu Futuro” (inscrições aqui), das 14h30 às 17h30
– Exibição do longa “Somos Todos Estrangeiros”, de Germano Pereira, às 20h.

9/08
– Palestra com diretor e ator Germano Pereira “Ler, Escrever, Adaptar”, das 8h30 às 11h30 (inscrições aqui)
Debate com a classe cinematográfica para definir formato da próxima edição do FestCine Goiânia, às 19h.
– Exibição de curtas, às 21h.

Categorias: cineastas

Posts relacionados

cineastas

FestCine realiza masterclass com Bruno Torres

Oficina voltada para atores e outros profissionais da área aborda a linguagem cinematográfica O ator, roteirista, diretor e produtor de cinema, Bruno Torres, ministra em Goiânia, nos dias 18 e 19 de outubro, duas master Leia mais…

cineastas

FestCine tem noite de cinema com Alberto Araújo

Dia 18 tem exibição de longa metragem Vazio Coração A noite da próxima segunda-feira, 18, no FestCine Goiânia, será em homenagem ao cineasta goiano Alberto Araújo, com exibição do longa metragem Vazio Coração, que teve Leia mais…

cineastas

FestCine Goiânia tem noite dedicada à João Novaes

Além da exibição de filmes, cineasta também lança livro no Goiânia Ouro A noite desta sexta-feira, 15, do FestCine Goiânia, festival de cinema organizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura Leia mais…